6 Dicas de como montar uma dieta saudável

WhatsApp Herbalife Ribeirão Preto SP

Aprenda nesse artigo dicas importantes de como montar uma dieta saudável e balanceada.

Os alimentos podem ser classificados por suas características de várias formas. Uma forma simples é a divisão por grupos de nutrientes. Nesta classificação os alimentos são divididos em três grandes grupos:
 
Alimentos Construtores, Alimentos Reguladores e Alimentos Energéticos.
No grupo dos construtores ficam os alimentos proteicos de origem animal e de origem vegetal que tem por principal função ajudar na construção e manutenção do nosso organismo. Neste grupo estão alimentos de origem animal como:
 
carnes bovinas, aves, suínos, peixes, ovos e laticínios; e os de origem vegetal: as leguminosas, grãos como soja, feijão, grão de bico e lentilha.
 
No grupo dos alimentos reguladores ficam os alimentos que tem como principal função regular os processos orgânicos no nosso organismo. Neste grupo estão os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais.
 
As verduras, os legumes e as frutas fazem parte dos reguladores. No grupo dos energéticos ficam os alimentos responsáveis prinicipalmente por fornecer energia ao nosso organismo para as funções motora [musculares) e mental: são os carboidratos e as gorduras. Neste grupo estão as massas, amidos, os pães, os cereais, os açúcares, margarinas, manteigas, óleos.
 

Como montar uma dieta balanceada

como montar uma dieta saudavel

Funções dos nutrientes

As proteínas são responsáveis principalmente pela construção e reparação dos tecidos do organismo, como dos músculos. As vitaminas e os minerais participam de vários processos metabólicos e são importantíssimos para que todo nosso organismo funcione bem.
 
As fibras ajudam no processo digestivo do nosso organismo.
Os carboidratos são os principais responsáveis por fornecerem energia ao nosso corpo.
As gorduras têm funções como: servir de reserva de energia, combustível celular, isolamento e proteção dos órgãos. As gorduras produzem mais do que o dobro de energia. Por ser um combustível compacto, os lipídios conseguem ficar bem armazenados para futura utilização, caso haja uma redução no consumo de carboidratos.
 

Recomendações dietéticas

Em relação à nutrição humana, os cientistas recomendam: comer alimentos variados; manter o peso ideal; evitar o excesso de gorduras, óleos, gorduras saturadas e colesterol; ter uma alimentação com teores ideais de amido e fibras; evitar o excesso de açúcar e sal e, no caso de ingerir bebidas alcoólicas, fazê-lo com moderação.
 

Carboidratos e alimentação

Os carboidratos são fundamentais para nossa alimentação. Para o controle de peso recomenda-se dar preferência para os carboidratos complexos como os cereais, os pães e massas integrais, porque contêm mais vitaminas, minerais e principalmente fibras do que as versões não integrais.

 

Proteínas e alimentação

As proteínas têm papel importantíssimo em nosso organismo. Para o controle de peso recomenda-se dar preferência para os alimentos ricos em proteína e pobres em gordura como carnes, peixes, lácteos magros e clara de ovo. As leguminosas como soja, feijão e lentilha são boas fontes de proteína, sendo a soja a melhor delas. As proteínas também ajudam na sensação de saciedade.

 

Gordura e alimentação

Balanço e moderação são as chaves para qualquer dieta saudável. Uma certa quantidade diária de gordura é, na verdade, necessária para o corpo, pois fornece energia e ajuda no suprimento de nutrientes. A gordura em nossa dieta vem de várias fontes, incluindo carnes, produtos lácteos, produtos de confeitaria e panificação e sobremesas.

Com o aumento da preocupação na manutenção da saúde do coração, tem sido recomendado que se evite a gordura, especialmente a gordura saturada que é a mais densa. Gorduras insaturadas como o azeite, apesar de conter muitas calorias são benéficas ao organismo em poucas quantidades.

 

Fibras, vitaminas e minerais

Esses nutrientes não possuem calorias e são fundamentais para a manutenção do organismo. Eles estão presentes nas frutas, legumes, verduras e cereais integrais. São fundamentais para o controle de peso, pois fornecem nutrientes importantes sem fornecer calorias. As fibras ajudam na sensação de saciedade.

Espero que tenha gostado dessas dicas de como montar uma dieta saudável

Acesse aqui nossa loja virtual

Por: Herbalife
Atenção: Este material de treinamento tem como objetivo auxiliar sobre questões básicas de nutrição e estimular à conscientização e mudança de hábitos para uma vida mais saudável e não substitui uma consulta médica ou de um nutricionista.
A Herbalife apoia e recomenda que antes de iniciar uma dieta alimentar, se consulte um médico ou nutricionista, e um profissional de educação física antes de iniciar um programa de exercícios.
Utilize os produtos Herbalife aliado a uma dieta balanceada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável.

Faça o seu pedido pelo WhatsApp: 16 - 98114-9990

Se estiver acessando do seu Smartphone, clique sobre os números e poderá ir diretamente a adicionar aos contatos ou efetuar uma ligação.

Leave a Reply